TL-19/20: Encontro 2016

[tab: Resumo TL-19]
TL-19: GESTALT TERAPIA: AJUDANDO O INDIVÍDUO A SER-SI-MESMO
Ac. Marília Camargo Tuma (MG)
Drª Marciana G. Farinha (MG) – CRP: 06/54546
Drª Tatiana Benevides Magalhães Braga (MG) – CRP: 06/67315

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o atendimento em psicoterapia infantil sobre a luz da Gestalt-terapia. Os atendimentos foram realizados semanalmente, com duração de cinquenta minutos em uma Clínica Escola de Psicologia. Clara é uma menina de sete anos de idade, cuja queixa principal é o receio do desenvolvimento de uma depressão no futuro, visto que possui baixa autoestima, além de que a mãe e avó materna, com as quais reside, apresentam comportamentos depressivos. Na entrevista de anamnese a mãe da paciente disse achar Clara muito quieta, compreensiva e obediente para uma criança de sua idade e por isso teme que a filha não saiba ser forte e se defender frente às circunstâncias da vida e apresente depressão. A psicoterapia foi realizado de agosto a dezembro em encontros semanais. Durante as sessões pudemos conhecer uma criança alegre, bem humorada, inteligente e divertida ao longo da terapia tenha se mostrado ansiosa em momentos específicos. Clara mostrou ser comunicativa e criativa em seus desenhos, brincadeiras e histórias com fantoches. Após o estabelecimento de vínculo entre psicóloga e paciente, pôde-se observar a ampliação da fronteira de contato da criança em relação à terapeuta, bem como a tomada de consciência de si mesma e a ampliação da awareness  (?).  Pôde-se concluir que a criança não apresentava características que pudessem indicar ter depressão, mas sim a necessidade de uma fortalecimento de vínculos da mãe em relação à Clara, visto que a criança mostrava-se ansiosa em relação ao comportamento de distanciamento apresentado pela mãe.

Palavras-Chaves: psicoterapia infantil, Gestalt, vínculo

Autor: 
Marília Camargo Tuma (MG)

Mini-Currículo: 
Marília Camargo Tuma (MG): Psicóloga formada pela Universidade Federal de Uberlândia, recém ingressa no programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Uberlândia na área de concentração Atenção em Saúde da Criança.

Categoria: Tema Livre

Público-Alvo: 8º Período em diante

Co-Autor 1: Dra. Marciana G. Farinha (MG)
Mini-Curriculo 1: Dra. Marciana G. Farinha (MG): Psicóloga, Mestrado e Doutorado pela USP. Trabalha com docência no Ensino Superior desde 2002. Professora do IPUFU-UFU. Áreas de pesquisa Gestalt Terapia, Fenomenologia, Psicologia Clínica, Saúde Mental, Acompanhamento Terapêutico, Plantão Psicológico, Tratamento e Prevenção Psicológica.

Co-Autor 2: Dra. Tatiana Benevides Magalhães Braga (MG)
Mini-Curriculo 2: Dra. Tatiana Benevides Magalhães Braga (MG): Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela USP. Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia, Membro da Sociedade de Psicologia de São Paulo e do Fórum contra a Medicalização da Educação e da Sociedade. Seu foco de atuação são os seguintes temas: Plantão Psicológico, Fenomenologia, Formação do Psicólogo, Atenção Psicológica, Saúde Mental, Psicologia no SUS e no SUAS e Políticas Públicas.

 

[tab: Resumo TL-20]
TL-20: A CLÍNICA INFANTO-JUVENIL COMPREENSÃO TEÓRICA E INTERVENTIVA GESTÁLTICA
Drª Marciana Gonçalves Farinha (MG) – CRP: 06/54546
Drª Tatiana Benevides Magalhães Braga (MG) – CRP: 06/67315

Resumo
A Gestalt como fundamentação deste trabalho aborda a dinâmica da criança tal como se apresenta, possibilitando como ponto de partida a compreensão da vivência daquele ser que se revela no imediato da relação. Este trabalho busca refletir sobre a vivência e o pedido de ajuda de uma criança de 8 anos, sua mãe busca ajuda e apresenta como demanda a hipertatividade e dificuldade de interação com os colegas. Esse menino mora em uma família nuclear com os pais e um irmão de 10 anos. Com o intuito de encaminhar-se na direção do ser particular e concreto de João, fez-se importante ir de encontro a sua totalidade como ser-no-mundo e, assim, juntar todos os pedaços de sua experiência. Foi assim que teve início este trabalho psicoterapêutico. A experiência terapêutica é uma experiência de descoberta e, portanto de crescimento, que permite que a criança evidencie o seu modo de ser no mundo e com os outros. Nesta situação, foi dada a João a oportunidade de experimentar no setting terapêutico a vivência dos seus sentimentos e por assim dizer de se libertar de suas tensões, se desfazendo, por consequência, dos seus sentimentos perturbadores e, assim fazendo, de ganhar uma compreensão mais ampla de si mesmo em suas relações. Através desta experiência na terapia, João vai descobrindo a si mesmo como uma pessoa livre e responsável por sua liberdade. Além disso, tirará o véu de novos caminhos que lhe permitam uma nova possibilidade de ser no mundo e em seus relacionamentos interpessoais.

Palavras-Chaves: Gestalt Terapia, psicoterapia infantil, compreensão diagnóstica

Autor: 
Drª Marciana Gonçalves Farinha (MG)

Mini-Currículo: 
Dra. Marciana G. Farinha (MG): Psicóloga, Mestrado e Doutorado pela USP. Trabalha com docência no Ensino Superior desde 2002. Professora do IPUFU-UFU. Áreas de pesquisa Gestalt Terapia, Fenomenologia, Psicologia Clínica, Saúde Mental, Acompanhamento Terapêutico, Plantão Psicológico, Tratamento e Prevenção Psicológica.

Categoria: Tema Livre

Público-Alvo: 8º Período em diante

Co-Autor 1: Dra. Tatiana Benevides Magalhães Braga (MG)
Mini-Curriculo 1: Dra. Tatiana Benevides Magalhães Braga (MG): Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela USP. Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia, Membro da Sociedade de Psicologia de São Paulo e do Fórum contra a Medicalização da Educação e da Sociedade. Seu foco de atuação são os seguintes temas: Plantão Psicológico, Fenomenologia, Formação do Psicólogo, Atenção Psicológica, Saúde Mental, Psicologia no SUS e no SUAS e Políticas Públicas.