TL-21/22: Encontro 2016

[tab: Resumo TL-21]
TL-21: EM BUSCA DA IDENTIDADE PERDIDA
Psi. Mariana Rodrigues das Neves Celani (Portugal)

Resumo:
A humanidade encontra-se numa profunda crise existencial. É preciso reencontrar a nossa criança interior e coloca-la em contacto com a vida para que possa experimentá-la. O medo paralisa o espírito, a alma e o corpo, conduzindo a um estado de privação existencial. A dimensão espiritual da vida tem sido negligenciada o que tem contribuído para fortes crises existenciais. É preciso conhecer as origens que nos fazem ser espírito, alma e corpo. Toda a identidade pressupõe uma história. A crise de identidade é uma oportunidade para (re)significar a identidade, reengajando o indivíduo com a sua autenticidade, por oposição à construção anterior de um falso-self. Existir é viver. Viver é abrir a consciência ao mundo. A qualidade do vínculo estabelecido com a(s) figura(s) de referência na infância é fulcral na construção da identidade pessoal/sentimento de si. É preciso restituir o sentimento de si no valor de excecionalidade de cada ser humano e entender o sentido da existência como um dom.

Palavras-Chaves: identidade pessoal/sentimento de si, crise existencial, história de vida, falso-self; existência

Autor:
Psi. Mariana Rodrigues das Neves Celani (Portugal)
Maria Celani
Mini-Currículo:
 
Mariana Rodrigues das Neves Celani (Portugal): Formação acadêmica como Psicóloga pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa- Portugal. Formação acadêmica específica como Terapeuta Familiar e Interventor Sistêmico pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e como Orientador e Mediador Familiar pela Universidade Católica Portuguesa, sendo o domínio de especialização a Psicologia Clínica e a Terapia Familiar. Formação acadêmica complementar nas seguintes áreas: Avaliação do Desenvolvimento Infantil; Avaliação Psicológica da Criança; Formação Aprofundada em Parentalidade Adotiva; Intervenção em Crise e Apoio Psicológico em Psicopatologia Geral. Atividades principais anteriores e situação atual em termos científicos e profissionais: exercício de funções como Psicóloga e Formadora na área da Adoção e como Psicóloga Clínica, em contexto privado (crianças, adolescentes, adultos). Experiência anterior na área da Proteção de Menores como Assessora ao Tribunal de Família. Colaboração em projetos de investigação sobre família. Contributos ao nível da publicação científica e da participação em eventos com apresentação de comunicações de caráter formativo em diferentes áreas.

Categoria:
 Tema Livre

Público-Alvo: 1º Período em diante


[tab: Resumo TL-22]
TL-22: APRESENTAÇÃO DE UM CASO CLÍNICO ABORDADO SOB A METODOLOGIA DA GESTALT-TERAPIA
Esp. Raphael Basílio Tavares (GO) – CRP: 09/ 6593

Resumo:
O presente trabalho consiste na exposição de um caso clínico, cuja leitura foi acompanhada por supervisão terapêutica. O caso aqui exibido, tem por objetivo expor a base instrumental da Metodologia Clínica da Gestalt. Para isso, é oferecido ao ouvinte, o conhecimento das razões que fundamentam essa Metodologia Clínica, via explicação teórica das intervenções assumidas pelo profissional. Descreve-se, também, a percepção do terapeuta que atendeu o caso, diante daquilo que lhe é revelado na fala e no comportamento do cliente. Os três instrumentos metodológicos utilizados nesse episódio clínico foram os seguintes: 1 – A investigação Fenomenológica, 2 – A relação terapêutica dialógica, 3 – Os experimentos fenomenológicos vivenciais.

Palavras-Chaves: clínica, metodologia gestáltica, fundamentos

Autor:
Esp. Raphael Basílio Tavares (GO)

Raphael Basílio TavaresMini-Currículo:
Esp. Raphael Basílio Tavares (GO): Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010). Especialização em Gestalt-terapia pelo ITGT. Tem experiência na área de Psicologia clínica.

 

 

Categoria: Tema Livre

Público-Alvo: 1º Período em diante