A RELAÇÃO DIALÓGICA NAS FORMAÇÕES EM GESTALT-TERAPIA: REFLEXÕES GESTALTPEDAGÓGICAS

Autores

Palavras-chave:

Abordagem gestáltica, Docência, Educação, Formação de psicoterapeutas

Resumo

Este estudo parte da Gestaltpedagogia, que compreende a educação em uma perspectiva integral, para contemplar, nos processos formativos, a totalidade do ser humano, com ênfase no aspecto relacional. Sendo assim, este ensaio teórico objetiva compreender a relação dialógica entre o estudante e o professor nas formações em Gestalt-terapia. Nesse sentido, a relação dialógica foi considerada como um instrumento basilar na formação do vir-a-ser do Gestalt-terapeuta. Concebe-se a Gestaltpedagogia como uma pedagogia buberiana ou como uma Gestaltpedagogia do encontro, em que a formação do Gestalt-terapeuta é constituída na e pela relação, com ênfase no aspecto vivencial, em busca da emancipação do aluno em seu percurso formativo. No campo da Abordagem Gestáltica, entendendo o Gestalt-terapeuta como um profissional da relação, a ênfase dialógica mostra-se como um instrumento significativo para a aprendizagem clínica. Assim sendo, o campo da Gestaltpedagogia revela-se como uma Gestalt aberta para novas investigações na área da educação de psicoterapeutas no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Gustavo de Assis, Universidade Federal de Goiás

Psicólogo pela Universidade de Rio Verde (UniRV) com residência em Infectologia pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO). Formado em Gestalt-terapia pelo Instituto de Gestalt de Curitiba (IGC) e especialista em Psicologia da Saúde pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Atualmente é mestrando em psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com ênfase em HIV/Aids, fenomenologia merleau-pontiana e gestalt-terapia.

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos