O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA DOCENTES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NORDESTINAS

Autores

  • Shirley Macêdo
  • José Luís Amorim
  • Julio Cesar Nascimento Sol Posto Oliveira

Palavras-chave:

Ensino Superior; Saúde Mental; Universidade; Ensino Online; Pandemia.

Resumo

Esta pesquisa objetivou compreender experiências no ensino remoto emergencial e condições de saúde mental entre docentes de universidades públicas nordestinas acometidos ou não pela covid-19. Utilizou-se o método fenomenológico de tendência empírica e entrevistaram-se, individualmente pela plataforma Google Meet, oito docentes de cursos de graduação presenciais que ministraram disciplinas remotamente durante a pandemia da covid-19. Identificaram-se, dentre outros resultados: falta de habilidades tecnológicas, insegurança, desmotivação, insatisfações diversas, sobrecarga de trabalho remoto, desregulações físicas, alteração da rotina doméstica e necessidade de capacitação em tecnologia digital de informação e comunicação. Diante da crise econômica pela qual passam as universidades públicas brasileiras e pelo provável advento do ensino híbrido, conclui-se a urgência de políticas públicas de atenção psicossocial aos docentes para dirimir impactos nocivos à sua saúde mental.

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos