[vc_column_text width=”1/4″]
CURSOS
Cursos Introdutórios na
Abordagem Gestáltica
Pós-Graduação: Especialização
em Gestalt-Terapia
AQUI E ALI
Por onde andam
nossos alunos?
UNIMED
As terapeutas Luiza Carolina Terra
Colmán e Mariana Coury Nassar (…)
MESTRADO
Duas ex alunas do curso de
especialização do ITGT foram (…)
AINDA NA UNB
A professora e coordenadora dos
grupos de especialização do ITGT (…)
ENCONTRO 2012
O ITGT promove nos dias 17 e 18 de
maio de 2012 mais uma edição do (…)
DOUTORADO
Com especialização em Gestalt-
terapia e em Criança, Casal e (…)
[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/2″]
Papai Noel decidiu nos ofertar um presente, na esperança de favorecer nossa awareness e expandir nossas fronteiras de contato.
Resolveu se reapresentar para aqueles que não conhecem sua história. “ Sou São Nicolau e nasci em 6 de Dezembro, no ano 350 d.C e, fiquei conhecido por minha generosidade e compaixão para com o próximo e tive minha imagem associada à do Papai Noel”.
No seu desabafo afirma, estar preocupado com as introjeções que podem ter feito com sua estória. Relata que “gestalt-terapeutas parecem desenvolver com mais habilidade essa forma de ser e estar-no-mundo!” Afirma “não tenho nada contra ela, pois sem ela, perderíamos a chance de desenvolver a própria humanidade”.
Tentando acreditar no desenvolvimento da leitura fenomenológica, continua: “Apesar de espalhar alegria, tenho me sentindo culpado. Muitos introjetores engolem sem refletir, meu papel de distribuidor de presentes! O ato de presentear tornou-se mais popular e importante do que o significado existencial do presente-estar”.
Utilizando da perspectiva de nossa abordagem convida cada leitor a refletir a respeito da postura dialógica, na qual, a inclusão, a confirmação, a suspensão de pré-conceitos assim como a vivência da alternância rítmica Eu-Tu e Eu-Isso se fazem fundamental no inter-humano. Somos ser-no-mundo, e, portanto estamos sempre em re-lação!
“É necessário relembrar, afirma o Papai Noel que, a expressão relação, engloba a capacidade de re-laçar! Na linguagem gestáltica significa a possibilidade de dar novos laços, de criar novas formas (gestalts), que expressam a capacidade do ser humano de re-significar sua trajetória existencial. Enfatiza que, nesse processo, é preciso perceber que, cada pessoa é um presente, e que possui uma embalagem própria. Não confundir a embalagem com o conteúdo, exige uma postura fenomenológica!
Ressalta ainda que, temos o livre arbítrio para desembrulhar alguns presentes, ignorar outros, ferir diversos, mas que não podemos escolher as consequências!
Finaliza sua terapia de natal, investigando fenomenologicamente que tipos de presente têm sido na vida de cada companheiro de jornada! Têm-se vivido de pensamentos já pensados, sentimentos já sentidos e de atitudes já experienciadas?
Como “tarefa de casa”, expressão de um experimento fenomenológico, nos incita a nos projetar como o bambu que não se curva diante das dificuldades. Afirma que, o bambu cria raízes profundas e cresce em direção ao alto. Não vive sozinho, não cria galhos e é cheio de nós. Os nós são as pessoas-presentes, aquelas que nos ajudam a evoluir. O bambu é oco, vazio de si mesmo e nos convida a esvaziarmos de tudo o que nos tira a paz de forma a nos preencher de espiritualidade.
Não seria esse o verdadeiro significado do Natal?
Nossa próxima sessão, não posso deixar de ter uma expectativa: que tenham revisto algumas de suas introjeções! Afinal, os terapeutas são vocês!
Um Feliz Natal para todos com o saco do Papai Noel vazio, para que a fertilidade possa ser o grande presente!
Drª Virginia Suassuna Martins Costa
[/vc_column_text] [vc_column_text width=”1/4″ last=”last”]
PASSATEMPO
[/vc_column_text]