MC-03: Encontro 2016

MC-03: FAMÍLIAS EM TEMPOS DE CRISE
Drª Teresinha Mello da Silveira (RJ) – 
CRP: 05/2972

Resumo:

Há algum tempo atrás falávamos na crise no sistema familiar na passagem de um modelo tradicional que constituía a família nuclear com pai, mãe e filhos, para uma diversidade de modelos. A contemporaneidade, no entanto, torna visível esta diversidade e a convivência da mesma. Mais recentemente tenho percebido outro tipo de estado crítico no âmbito familiar e que diz respeito à emergência de conflitos de ordem social, econômico e político que invadem habitações brasileiras gerando total situação de desamparo. A grande dor se revela na descrença de que será possível dar continuidade aos projetos familiares. Segundo Zinker (2001) a família é a principal transmissora da cultura. Mas ela também não sabe o que e como transmitir os valores dessa cultura. Os pais não sabem mais o que podem prometer para seus filhos. Os filhos manifestam doenças que não eram comuns em pessoas mais jovens e o terapeuta também mergulhado em dúvidas e vivendo as mesmas dores se compromete a trilhar junto com os familiares que lhe procuram um caminho rumo a novos ajustamentos inspirados nas vivências e experimentações. Nestas circunstâncias é fundamental o holding. O terapeuta tem que ser continente para os membros da família, visto que a impotência tomo conta dos parentes. É importante dar suporte. Suporte, clareza de fronteiras e contato eficiente são os instrumentos usados por mim para que o grupo possa descobrir novos ajustamentos e seguir cumprindo seus ciclos de forma criativa. Muitas reflexões têm surgido do meu trabalho com famílias cujas crises no interior do sistema se cruzam com as crises socioeconômicas e políticas se tornando uma só. Com base nessas reflexões disponho-me a ministrar um minicurso que abrangerá uma exposição teórica, vivência e apresentação de um caso da minha prática como terapeuta de família, bem como os recursos utilizados para caminhar junto com essas pessoas de tal maneira que elas continuem seu percurso desenvolvimentista de forma mais saudável e criativa. Espero assim contribuir para que outros terapeutas se sintam mais confiantes ao atender um grupo familiar que vive as inconstâncias do mundo atual.

Palavras-Chaves: Família; Crise; Recursos; Ajustamento Criativo; Família; Crise; Suporte; Fronteira; Contato; Ajustamento Criativo

Categoria: Mini-Curso

Público-Alvo: 4º período em diante

Autor: 
Drª Teresinha Mello da Silveira (RJ)
Teresinha Mello
Mini-Currículo: 
Drª Teresinha Mello da Silveira (RJ): Possui doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, família, demência, cuidador familiar, grupo de suporte.