O sentido do castigo físico para pais na educação de seus filhos

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Resumo: O presente trabalho buscou, de modo geral, compreender o sentido do castigo físico para pais que o utilizam na criação de seus filhos como forma de educar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa fenomenológica, com quatro pessoas, duas mães e dois pais, usuários do CREAS, em uma cidade do interior de Goiás, que fazem uso do castigo físico como um método educativo. Foram reunidas quatro unidades de sentido: História de Vida e Método Eficaz, Respeitar os Limites, Sentimento de Raiva e Querer o Bem dos Filhos. As unidades demonstraram a forma como os participantes experienciam esse método e os sentimentos vivenciados durante a prática do castigo físico. Pôde-se compreender que alicerçados em sua história de vida, os pais percebem o castigo físico como um método eficaz para auxiliá-los na educação de seus filhos. Quando os pais se deparam com as atitudes dos filhos, que contrariam os limites estabelecidos por eles, gerando o sentimento de raiva, se percebem utilizando a punição física como forma de se equilibrarem e aliviarem tal sentimento. Apesar de vivenciarem emocionalmente certo desconforto ao realizarem a punição física, os pais carregam consigo a crença de que utilizam esse método com intuito de promover o bem dos filhos.

Palavras-chave: Castigo físico; método educativo; gestalt-terapia; pesquisa fenomenológica.

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