MC-15: Encontro 2016

MC-15: A FENOMENOLOGIA COMO UM CAMINHO ÉTICO DO GESTALT-TERAPEUTA
Ms. Mariana Costa Brasil Pimentel (GO) – CRP: 09/6738

Ms. Denise Borella de Sousa Costa (GO) – CRP: 09/6767

Resumo: 
A fenomenologia busca descrever aquilo que se mostra por si mesmo; visa a consciência intencional e o fenômeno tal como se dá, em seu modo de aparecer, sem pressuposições de nenhuma ordem, buscando alcançar a essência das vivências intencionais. Cabe destacar que todo fenômeno tem uma essência, o que se traduzirá pela possibilidade de designá-lo, nomeá-lo, isso significa que não se pode reduzi-lo à sua única dimensão de fato. Nesse sentido, a fenomenologia é epistemológica, pois para continuar enquanto ciência ela é pautada em uma reflexão crítica. Já a ética é um processo de respeito integral ao mundo e ao outro, é a conduta pautada nos valores morais e que respeitam a dignidade dos seres viventes. Sendo assim, pelo fato da fenomenologia buscar compreender o fenômeno como ele aparece, com total respeito à experiência vivida do outro e seu significado, suspendendo toda e qualquer pré-conceitualização, ela pode ser considerada um caminho para o fazer ético em Gestalt-terapia. Este mini-curso tem como proposta sinalizar aos acadêmicos de psicologia e aos terapeutas iniciantes a validade e a relevância do estudo da fenomenologia, enquanto filosofia e método, como via ética de acesso ao mundo do cliente.

Palavras-Chaves: Fenomenologia, Gestalt-terapia, Ética.

Categoria: Mini-Curso

Público-Alvo: 7º Período em diante

Mariana Costa BrasilAutor: 
Mariana Costa Brasil Pimentel

Mini-Currículo: 
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO (2009), especialização em Gestalt-terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia – ITGT (2011), mestrado em Psicologia pela PUC-GO (2016). Psicóloga Clínica e Docente do curso de Psicologia das Faculdades ALFA.


Co-Autor 1:
 Denise Borella de Sousa Costa

Mini-Curriculo 1: Possui graduação em Bacharel e Psicologia pela Pontifícia Universidade Goiás (2009), especialização em Gestalt-Terapia pelo Instituo de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-Terapia de Goiânia – ITGT. Professora auxiliar, orientadora e supervisora no ITGT. Professora auxiliar e supervisora de estágio; orientadora e pesquisadora da Abordagem Gesltáltica no Curso de Psicologia da Anhanguera Educacional. Psicoterapeuta na Clínica Sinapse – medicina e psicologia, realiza atendimentos individuais e grupos de supervisão. Tem experiência na área de Clínica, Saúde e Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino Psicoterápicos atuando principalmente nos seguintes temas: gestalt-terapia, processo psicoterapêutico, fenomenologia, método fenomenológico, pesquisa qualitativa, existencialismo dialógico e psicologia da saúde.
[/dropdown_box]