MC-12: QUEM TEM OLHOS PARA VER QUE VEJA. QUEM TEM OUVIDOS PARA ESCUTAR QUE OUÇA! COMO ANDAM OS SEUS?
Drª Virginia E. Suassuna M. Costa (GO) – CRP: 09/39
Resumo:
A proposta é explorar a perspectiva da Atitude Fenomenológica no contexto da clinica Gestáltica, a partir da poesia de Alberto Caeiro, in “O Guardador de Rebanhos” – Poema IX” que segue abaixo: Os Meus Pensamentos são Todos Sensações” que afirma:
Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.
Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto.
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.
Nessa perspectiva pensar é sentir.
Será abordado nesse mini-curso a relação entre o ver e sentir. Costuma-se afirmar que o homem é corpo e (+) alma, sensação e (+) razão. Sentir seria função do corpo e pensar operação da razão. Na perspectiva a partir da poesia, sentir é pensar. Nesse sentido, pretende-se ampliar as noções das funções de contato apresentadas pela Gestalt-terapia. Pensar com olhos e ouvidos amplia a perspectiva fisiológica desses órgãos e pode ser relacionada com a atitude fenomenológica. Finalmente, pretende levar os participantes a refletirem a respeito de suas habilidades de contato. A ênfase no que se mostra por si mesmo, apenas adquire sentido se estiverem presentes olhos e ouvidos que possam capta-los. Afinal, o que se mostra se mostra para quem tem olhos e ouvidos para ver e ouvir!
Palavras chaves: Gestalt-terapia, Fenomenologia, Funções de Contato.
Categoria: Mini-Curso
Público-Alvo: 1º período em diante
Autor:
Drª Virginia E. Suassuna M. Costa (GO)
Mini-Currículo:
Drª Virginia E. Suassuna M. Costa (GO): Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo USP (1977), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Goiás -PUC- GO (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília – UnB/UFG (2008). Especialista em Gestalt-terapia no Brasil e Treinamento avançado nessa abordagem na França, Suíça e Estados Unidos. Professora da Universidade Católica de Goiás – PUC- GO, desde 1978, é Fundadora, Professora, Supervisora Clínica e Diretora Administrativa do Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-Terapia de Goiânia ITGT. (GO)., Possui artigos e capítulos publicados em revistas e livros. Pesquisadora cadastrada na Plataforma Brasil, vinculada ao CNPq. Psicoterapeuta de criança, adolescente, casal e família e de grupo na perspectiva da Gestalt-terapia.