MC-07: TERAPIA BREVE: CONCEITOS E PRECONCEITOS
Dr. Ênio Brito Pinto (SP) – CRP: 06/14675
Resumo:
Através da análise dos preconceitos mais comuns associados a este tipo de intervenção psicoterapêutica, discutiremos as fronteiras e os principais fundamentos teóricos e práticos da terapia breve em Gestalt-terapia.
Palavras-chave: psicoterapia breve; Gestalt-terapia de Curta Duração; técnicas psicoterapêuticas
Categoria: Mini-curso
Público Alvo: 7º período em diante
Autor
Ênio Brito Pinto
Mini-Currículo
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), especialização em Psicopedagogia pela UNIP (1994), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002, com o tema "Orientação Sexual na Escola e Religião: Um encontro não confessado"), é doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007, com a tese "Gestalt-terapia de Curta Duração Para Clérigos Católicos: Elementos para a prática clínica") e fez o pós-doc em Psicologia Clínica na PUC/SP (2012, "A Compreensão Diagnóstica em Gestalt-terapia em diálogo com o DSM-IV-TR"). Atualmente, além de ser psicoterapeuta (gestalt-terapeuta), é coordenador e professor do Instituto Gestalt de São Paulo e professor convidado em diversos institutos de Gestalt-terapia no Brasil. É também professor convidado do curso de pós-graduação Lato Sensu de Especialização para Formadores de Seminários e Casas de Formação Católicas. Tem experiência nas áreas de psicoterapia e de Ciências da Religião; atua principalmente com os seguintes temas: sexualidade; psicoterapia com base na gestalt-terapia, especialmente gestalt-terapia de curta duração; orientação sexual e psicologia da religião. Possui diversos artigos e capítulos de livros publicados nessas áreas, além de livros sobre psicoterapia de curta duração, compreensão diagnóstica, orientação sexual na escola e sexualidade adolescente publicados no Brasil e no México. Participa de grupo DIVERPSI, do CRP/SP, voltado para a compreensão da interface entre a psicologia e os saberes tradicionais.