PÓS-GRAD. ITGT – CHEGOU A SUA VEZ

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTALT-TERAPIA

TURMA 2022/2 – Aulas 1 X AO MÊS.

Aulas presencias e com transmissão ao vivo. Você escolhe como aprender.

  • Aqui você tem:
    Consultórios para atendimento,
    Inserção no mercado de trabalho,
    Rendimentos apartir do segundo sementre.

PROCESSO SELETIVO EM 2022/2.

PÚBLICO ALVO: Poderão se inscrever os interessados que até o início do curso já tenham:
& Concluído os cursos de psicologia e/ou psiquiatria;
& Concluído os Cursos Introdutórios I e II oferecidos pelo ITGT. (Os cursos Introdutórios I e II tem validade de dois anos para iniciar o curso de especialização. Após este prazo o aluno deve refazer os Introdutórios com desconto de 50% em cada curso) 

PROVA DE SELEÇÃO – ON-LINE
Prova: Dia 25/08/2022 (Quinta-feira). O aluno deverá optar por um dos 02 (dois) horários de provas disponíveis:
& Das 09:00 às 12:00hs Ou
& Das 19:00 às 22:00hs.

Investimento para prova de seleção: R$ 150,00 (FAZER INSCRIÇÃO)

Resultado da seleção:
12 de setembro de 2022.

Matrícula dos aprovados: até 16 de setembro de 2022.

PREVISÃO* DE INÍCIO DAS AULAS: 23 de setembro de 2022.
(Aulas 01 x ao mês – Sexta, Sábado e Domingo)

Valor da mensalidade: R$ 650,00

[button link=”http://itgt.com.br/inscricoes” variation=”black_glass” size=”large”]INSCRIÇÕES AQUI![/button]

ATIVIDADES DA SELEÇÃO:
&. Entrevista Escrita (20 pontos)
&. Redação (30 pontos)
&. Prova sobre os Fundamentos Teóricos e Filosóficos da Gestalt (60 pontos)
&. Histórico Escolar (20 pontos)entregar no dia da prova
&. Curriculum Lattes (impressão letra tamanho 12)  (20 pontos) – entregar no dia da prova, fonte tamanho 12.

Total 150 pontos
O total da pontuação obtida pelo aluno, será dividido por seis (6) para compor a nota final.

Observação: podem ser adotados todos os critérios ou selecionar os de maior interesse acadêmico.

APRESENTAÇÃO, OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS DO CURSO.

Apresentação:
A perspectiva humanista/ fenomenológica/ existencial – referência da Gestalt – Terapia – é considerada a 3ª força nas ciências humanas e já se impôs como um modelo epistemológico eficiente e reconhecido no mundo cientifico.

O enfoque metodológico na modalidade terapêutica da Gestalt está na valorização da experiência vivida pelo próprio cliente, através da qual este toma consciência de seus limites e possibilidades e da forma mais adequada à sua pessoa de resolver suas questões existenciais.

Objetivos:
A intenção primordial é possibilitar o contato do profissional com uma forma diferenciada de abordar o homem e suas questões, dentro de um modelo terapêutico que constitui uma alternativa aos modelos convencionais de psicoterapia.

O Curso objetiva pois, favorecer a formação de profissionais dentro da Abordagem Gestáltica através de:

Ensino intensivo da fundamentação filosófica e teórica da Gestalt-Terapia;
Prática intensiva da instrumentação fenomenológica da Gestalt-Terapia.

Justificativas:
O Curso de Especialização em Gestalt-Terapia dentro do exposto acima, e com a parceria da PUC-Goiás desde 2001, fornece ao público alvo a oportunidade de treinamento dentro desta abordagem, constituindo também uma oportunidade de reflexão sobre as determinantes contextuais dos atuais problemas humanos.

Ademais, a Gestalt-Terapia pela sua natureza de Teoria de Campo Fenomenológica, está destinada a atender a grandes grupos humanos, sem discriminação sócio-cultural, cumprindo assim a tarefa ética de devolução social do conhecimento.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO

Local: Sede do ITGT: Rua 1.128 nº 165 Setor Marista Goiânia-GO CEP: 74.175-130

O ITGT oferece turmas de Especialização em Gestalt-terapia, duas vezes ao ano:
# Março: turmas com aulas Semanais;
# Agosto: turmas com aulas uma vez ao mês (sexta: noturno / Sábado: dia todo / Domingo: matutino.

Público alvo: Graduados em Psicologia e/ou Psiquiatras.

Vagas: O Curso terá início com um mínimo de 15 alunos matriculados.

Duração do curso: O Curso tem duração média de 02 (dois) anos.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO*

DISCIPLINAS:[dropdown_box expand_text=”Referencial Filosófico” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Possibilitar ao aluno o pleno entendimento da fundamentação epistemológica da Terapia Gestáltica.

Específicos:
Intensificar a percepção das origens fundantes da metodologia gestáltica.
Treinar o caminho fenomenológico deste fazer terapêutico.

Conteúdo Programático:
&. A Filosofia Moderna: fundamentos da Teoria do Conhecimento;
&. A Fenomenologia de Edmund Husserl:
– O Mundo da Vida (Lebenswelt);
– A Redução Fenomenológica;
– A intencionalidade da Consciência.

&. O Existencialismo Fenomenológico de Martin Heidegger:
– O Ser, o Ser-aí e a Existência;
– Ser-no-mundo e Existência Inautêntica;
– A Existência Autêntica e o Viver para a Morte;
– A Fenomenolgia da Percepção de Merleau-Ponty;
– O Corpo como sujeito do contato original com o mundo.

&. O Existencialismo Dialógico de Martin Buber:
– As duas atitudes básicas do homem na esfera da convivência (Princípio Eu-Tu e Princípio Eu-Isso).

Metodologia
Aula expositiva;
Grupo de Discussão (GD);
Estudo Dirigido.

Tipos de Avaliação:
Resenha de textos;
Artigo sobre qualquer dos tópicos temáticos do Programa, sob sua escolha.[/dropdown_box]

[dropdown_box expand_text=”Teoria de Campo e a Abordagem Gestáltica” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Assimilar a compreensão teórica e prática dos conceitos da Teoria de Campo em Gestalt-terapia.
Nessa compreensão, identificar o campo terapêutico como contínuo no espaço e tempo, favorecendo a compreensão de que tudo no campo afeta todo o resto.

Específicos:
O aluno deve entender e praticar as seguintes atitudes e intervenções:
– Um campo é uma teia sistemática de relacionamentos;
– Tudo é um campo;
– Os fenômenos são determinados pelo campo como um todo;
– A realidade percebida é configurada pelo relacionamento entre o observador e o observado.

Conteúdo Programático:
Conceitos da Teoria de Campo de Kurt Lewin;
Conceito de Pessoa;
Meio Psicológico;
Espaço vital;
Características do Campo.

Metodologia:
Aula Expositiva;
Leitura Individual e Grupal;
Grupo de Discussão (GD) sobre a aplicabilidade dos conceitos fundamentais.

Tipos de Avaliação:
Participação em sala de aula (freqüência);
Presença e Participação no Grupo de Discussão (GD).

[/dropdown_box]

[dropdown_box expand_text=”Relação dialógica” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Conhecer e discutir a atitude dialógica na prática clínica da Gestalt-terapia.

Específicos:
Capacitar o aluno a iniciar seus atendimentos fundamentados dialogicamente.
Desenvolver um pensamento e atitude dialógica da sua prática no consultório.

Conteúdo Programático:
A confirmação e o desenvolvimento da pessoa
A confirmação em terapia
O diálogo na teoria e na Gestalt-terapia
A profissão paradoxal
Psicoterapia dialógica: visão geral e definições
A dimensão espiritual na psicoterapia
Entrando no mundo do cliente
O problema é a resposta
A sabedoria da resistência

Metodologia:
O conteúdo será transmitido por meio da discussão dialógica entre professor e alunos dos temas acima. Para um melhor aproveitamento o aluno terá, a cada aula, que preparar o conteúdo antecipadamente, por escrito. Esse trabalho escrito será entregue por intermédio de respostas a questionários, elaboração de resenhas e pesquisa sobre o assunto. As aulas serão distribuídas em formato de aula expositiva, debates, mesas redondas, discussão dos textos, gincana intelectual e apresentação de trabalho final.

Tipos de Avaliação:
Avaliação será processual, envolvendo a participação diária do aluno em sala de aula, testes orais e escritos.

[/dropdown_box]

[dropdown_box expand_text=”Instrumentação Clínica” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Desenvolver as habilidades fundamentais para o desenvolvimento da atitude dialógica no encontro terapêutico.

Específicos:
Identificar as características fundamentais da relação de ajuda segundo o pensamento dialogal.
Treinar intervenções terapêuticas que contenham estas características.

Conteúdo Programático:
Exercício vivencial das atitudes da: presença, inclusão, comunicação genuína e confirmação.

Metodologia:
Treinamento intensivo in loco de atendimentos terapêuticos de diversas modalidades dialogais.

Tipos de Avaliação:
Presença do aluno na Instrumentação
Participação efetiva em cada sessão de Atendimento e Instrumentação

[/dropdown_box]

[dropdown_box expand_text=”Teoria do contato” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Justificar por meio de fundamentos teóricos e experimentos vivenciais a concepção da abordagem gestáltica como uma terapêutica do contato.

Objetivos Específicos:
Apresentar as fronteiras e funções de contato como via inicial para awareness.
Capacitar o aluno a identificar suas funções e fronteiras de contato.
Desenvolver o conceito teórico e processo prático da awareness e a teoria paradoxal da mudança.
Definir saúde e doença na abordagem Gestáltica.
Capacitar o aluno a identificar o funcionamento do ciclo do contato: na forma saudável, e no distúrbio, o fluxo do ciclo tanto no indivíduo quanto nas organizações.
Desenvolver a construção do pensamento clínico.
Treinar o diagnóstico na prática da Gestalt-terapia

Conteúdo Programático:
Fundamentação teórica do termo “Teoria do Contato” como pressuposto básico da abordagem gestáltica;
As funções de contato como primeira via para awareness;
Teoria de Campo fenomenológica como base para organização do ser humano;
As fronteiras de contato como fundamentação da construção do ser nas suas relações;
Teoria paradoxal da mudança e awareness na possibilitação da integração do ser em sua totalidade;
A saúde na abordagem gestáltica: funcionamento integrado do comportamento;
Apresentação teórica prática do ciclo do contato e seu funcionamento saudável – os distúrbios do ciclo e conseqüentes alterações do Self.
A tipologia em Gestalt Terapia.

Metodologia:
Aula expositiva
Grupo de discussão (GD)
Seminários
Experimentos vivenciais de diferentes modalidades de contato

Tipos de Avaliação:
Discussão em sala dos textos propostos
Responder questões em sala de aula dos textos propostos
Trabalho final sobre um dos temas trabalhados
Índice de presença do aluno na disciplina

[/dropdown_box]

[dropdown_box expand_text=”Supervisão clínica dialógica” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Saber utilizar uma metodologia clínica fundamentada no paradigma da dialogia do inter-humano.
Perceber a natureza diferencial da atitude Eu-Isso e Eu-Tu ou Encontro  no processo terapêutico

Específicos:
Reconhecer  e trabalhar no caso clínico específico os seguintes princípios dialógicos:
– O “entre”; a relação horizontal; a presença; a compreensão inclusiva; a confirmação; a comunicação genuína;
– O reconhecimento do mundo singular do cliente;
– Compreender a resistência ao diálogo como auto-regulação produzida no Encontro Terapêutico.

Lidar com a resistência dentro da prescrição fenomenológica do exame descritivo dessa vivência, percebendo a mudança como um processo decorrente da aceitação daquilo que se apresenta como é. 

Conteúdo Programático:
Conceito de “Pensamento clínico dialógico”
Apresentação sistemática de casos clínicos reais, atendidos pelo aluno.
Leitura de cada caso clínico segundo os dois enfoques seguintes ou apenas  um deles:
1. O funcionamento do cliente manifestado na relação;
2. A aplicação da metodologia clínica fundamentada na dialogia e/ou seus momentos de déficit dialógico.

A presença e trabalho da resistência como um fenômeno do “entre”
A consistência dialógica da atitude do terapeuta e o processo de cura do cliente.

Metodologia:
Apresentação diante de todo o grupo de alunos do caso clínico a ser examinado.
Participação de todos os alunos da classe no caso a ser examinado, de modo a desenvolver a autonomia do pensamento clínico
Supervisão final da professora, fechando, teórica e metodologicamente, o enfoque  abordado na sessão presente.

Tipos de Avaliação:
Pontualidade do aluno na apresentação do caso clínico no dia pré-agendado
Coerência entre a teoria dialógica e a  leitura feita sobre o funcionamento do cliente e/ou sobre a metodologia clínica do terapeuta em foco
Intervenções terapêuticas coerentes com a metodologia adotada.
Índice de freqüência às aulas de Supervisão.

[/dropdown_box]

[dropdown_box expand_text=”Supervisão clínica focal” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Saber utilizar uma metodologia clínica fundamentada no princípio gestáltico das forcas determinantes do campo presente.
Perceber o poder diferencial de acesso à awareness pelo recurso à atitude  focada em eventos presentes como alternativa mais eficiente que intervenções terapêuticas focadas no passado.

Específicos:
Reconhecer e trabalhar, no caso clínico em pauta, os princípios de presentificação:
a atenção às funções de contato desenvolvidas pelo cliente no processo terapêutico;
a comunicação verbal e corporal; os indicadores de evitação do contato; o foco no “como” se dá o relato no aqui e agora da sessão, em substituição ao foco no conteúdo do enredo relatado.
Perceber a mudança como um processo decorrente do contato intensificado com o evento atual.

Conteúdo Programático:
Apresentação mensal de um caso clínico atendido pelo aluno
Leitura realizada pelo aluno apresentador do caso
Complementação e Síntese Clínica realizada pelo Supervisor

Metodologia:
Estudo de caso clínico real
Grupo de Sicussão sobre textos e casos clínicos
Leitura e interpretação da sessão terapêutica
Participação de todos os alunos, por etapa de quatro por  cada caso, no atendimento a ser examinado
Supervisão final da professora, fechando, teórica e metodologicamente, a tese gestáltica da determinação do campo presente

Tipos de Avaliação:
Pontualidade do aluno na apresentação do caso clínico no dia pré-agendado
Corência com a teoria gestáltica do campo presente, na leitura feita sobre o funcionamento do cliente e/ou sobre a metodologia clínica do terapeuta em foco
Intervenções terapêuticas coerentes com a metodologia adotada.
Índice de freqüência às aulas de Supervisão.

[/dropdown_box]

[dropdown_box expand_text=”Teoria de casal” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Compreender o funcionamento sistêmico do casal e da família sob o princípio da boa forma.

Específicos:
Elucidar o funcionamento do sistema casal/família tendo como referência conceitos básicos da Gestalt-terapia

Conteúdo Programático:
Famílias.
Triângulo como unidade mínima de observação.
Em busca da boa forma.
Sistemas: casais e famílias como fenômenos holísticos.
O ciclo interativo de contato.
Resistência ao contato.
Fronteiras e manejo de fronteiras.
Intervindo nos sistemas de casais.

Metodologia:
Exposição dialogada, estudo de caso clinico, grupos dialógicos.

Recursos Tecnológicos:
Data Show.

Tipos de Avaliação:
Questionário pessoal sobre a família, confecção do genograma familiar, participação em sala, artigo.

[/dropdown_box]

[dropdown_box expand_text=”Diagnóstico processual” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Assimilar a compreensão diagnóstica em Gestalt-terapia como um enfoque de campo, ou seja, como parte integrante do processo terapêutico.
Nessa compreensão, identificar os desdobramentos desse enfoque, tais como a perspectiva não-linear, a ação interventiva imediata do terapeuta, a sua participação ou envolvimento no processo, a construção diagnóstica no evento dialogal, a alteração processual da visão diagnóstica na medida do andamento da trajetória terapêutica.

Específicos:
     – O aluno deve entender e praticar as seguintes atitudes e intervenções:
– Olhar atentivo para o aqui e agora ocorrendo na sessão;
– Colher informações e elaborar hipóteses no próprio processo da terapia, evitando compartimentalizar o processo;
– Confirmar suas hipóteses ou percepções com o próprio cliente e não por outras vias;
– Identificar os padrões de evitação ocorrido no processo e torná-lo figura na relação;
– Investigar, no modo fenomenológico, as motivações que levam o cliente a tais padrões, fazendo epoché de julgamentos teóricos, filosóficos, psicológicos ou morais,            no ato da investigação;
– Considerar a esfera do “entre”, identificando a não neutralidade do terapeuta isto é, a sua participação no evento, inclusive nas resistências ou evitações;
– Relacionado a este foco no “entre”, identificar formas habituais de relação do cliente com o terapeuta e com o mundo;
– Trazer para o foco (como figura) as relações não saudáveis ou não funcionais ao ajustamento criativo do cliente na sua comunidade, ou espaço existencial;
– Trazer à awareness do cliente a que necessidades seu padrão atende e quais necessidades deixa de atender.

Conteúdo Programático:
A perspectiva de campo  ou sistêmica do Diagnóstico Gestáltico
Diferenças epistemológicas entre diagnóstico linear e de campo

A compreensão diagnóstica como parte integrante do processo terapêutico:
A significação emergente ou processual
Desdobramentos do pensamento sistêmico
A hipótese e a ação interventiva
O Ciclo de Contato
A evitação como disfunção do Ajustamento Criativo
O enfoque de aspectos disfuncionais
Perceber e Compartilhar:  a postura dialógica
Diagnóstico psicológico: a busca de Sentido

Metodologia:
Aula Expositiva
Leitura Individual e Grupal de Casos Clínicos
Grupo de Discussão (GD) sobre aspectos polêmicos do Diagnóstico

Tipos de Avaliação:
Leitura diagnóstica processual de três casos clínicos
Participação em sala de aula (freqüência)
Presença e Participação no Grupo de Discussão (GD)

[/dropdown_box]

[dropdown_box expand_text=”Psicopatologia” show_more=”Abrir:” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Como disciplina que converge conhecimentos da psicologia e psiquiatria, pretende propiciar ao aluno uma compreensão mais ampliada sobre saúde mental e as possibilidades de intervenção.

Específicos:
No final do curso o aluno deverá reconhecer e diagnosticar casos clínicos diversos em psicopatologia.

Conteúdo Programático:

MÓDULO I – CONCEITOS BÁSICOS

Unidade 1 – Conceitos e Noções de Psicopatologia
1.1.  Sintomas e síndromes
1.2.  Avaliação de quadros psiquiátricos
1.2.1.     Classificação
1.2.2.     Diagnóstico diferencial

MÓDULO II – SÍNDROMES CLÍNICAS

Unidade 2 – Transtornos de Ansiedade
2.1. Pânico e Agorafobia
2.2. Transtorno de Ansiedade Generalizada
2.3. Fobias
2.3.1.Específicas
2.3.2. Social
2.4. Transtorno Obsessivo Compulsivo
2.5. Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Unidade 3 -Transtornos do Humor
3.1. Depressão
3.1.1. Depressão Maior
3.1.2. Distimia
3.2. Bipolar
3.2.1.  Ciclotimia

Unidade 4 – Transtornos Alimentares
4.1. Anorexia
4.2. Bulimia

Unidade 5 – Transtornos de Personalidade
5.1. Paranóide
5.2. Esquizóide
5.3. Limítrofe (Borderline)
5.4. Anti-social
5.5. Histriônica
5.6. Narcisista
5.7. Evitativa
5.8. Dependente
5.9. Anancástica (obsessivo-compulsivo)
5.10. Esquizotípico

Unidade 6 – Transtornos Relacionados à Substância
6.1. Álcool
6.2. Drogas

Unidade 7 – Esquizofrenia e Outros Transtornos Psicóticos
7.1. Esquizofrenia
7.2. Transtorno Esquizoafetivo
7.3. Transtorno Delirante
7.3. Transtorno Psicótico Breve
7.5. Transtorno Induzido por Substância
7.6. Transtorno Devido a uma Condição Médica Geral

MÓDULO III – TRATAMENTO

Unidade 8 – Tratamento Psicológico
8.1. Indicações x Contra-indicações
8.2. Efeitos adversos da psicoterapia
8.3. Terapia individual x terapia de grupo x terapia de casal e família.

Metodologia:
Aula expositiva
Seminários

Tipos de Avaliação:
Prova escrita sobre o conteúdo ministrado
Diagnóstico de um caso de psicopatologia
Índice de presença do aluno

[/dropdown_box]

[dropdown_box expand_text=”Teoria e prática de criança e família” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Desenvolvimento do pensamento clínico e de habilidades fundamentais para o atendimento com crianças e família.

Específicos:
Instrumentalizar o aluno a desenvolver uma leitura do desenvolvimento infantil;
Desenvolver a habilidade da construção de laudo psicológico infantil e de adulto, focalizando as categorias existenciais de ambos.

Conteúdo Programático:
Manifestações do Falso Self no processo de desenvolvimento como principio auto-regulador do organismo no sistema familiar.   Postura do Gestalt-Terapeuta como facilitador do processo de “Awareness” do sistema familiar.

Metodologia:
Aula expositiva
Simulação de atendimento infantil
Discussão de casos
Confecção de laudos

Tipos de Avaliação:
Entrega de resenha e avaliação

[/dropdown_box]

[dropdown_box expand_text=”Metodologia do Trabalho Científico” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de descrever a importância da metodologia científica, identificando os passos necessários para elaboração de um artigo científico e ser capaz de confeccionar um artigo científico.

Específicos:
Realizar uma pesquisa bibliográfica.
Conhecer e ser capaz de realizar os passos de uma investigação científica.
Elaborar uma redação científica.
Apresentar, argumentar e defender o tema e a metodologia utilizada.

Conteúdo Programático:
Metodologia cientifica aplicada a Psicologia
Passos da elaboração de um artigo científico.
Redação utilizando uma linguagem científica
Elaboração do artigo científico de acordo com as normas da APA.
Apresentação do artigo científico.

Metodologia:                                                                                                                                                                                              Exercícios práticos sobre metodologia e normas de elaboração de artigo científico.
Análise de artigos de final de curso já apresentados.
Elaboração de textos segundo as normas de trabalho final.

Tipos de Avaliação:
Participação nas aulas.
Resolução de exercícios.
Elaboração de textos.
Analise de artigos já apresentados.
Avaliação Escrita.

[/dropdown_box]

[dropdown_box expand_text=”Workshop” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Professor(a): Definir de acordo com o tema abordado.

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Desenvolver awareness individual e grupal

Específicos:
Contatar diversas formas que utiliza para estabelecer contato consigo e com o outro.
Experiênciar fronteiras de contato individuais e grupais.
Observar as habilidades necessárias ao papel de terapeuta.

Conteúdo programático:
Processo vivencial por meio do qual os alunos experienciam sua habilidades de contato consigo mesmo, (eu) com o outro (nós) e com temas existenciais presentes no seu próprio contexto e/ou no contexto de seus pacientes.

Metodologia:
Atividades vivenciais em grupo
Reflexões pessoais a partir do vivido

Tipos de Avaliação:
Auto-avaliação

[/dropdown_box]

[dropdown_box expand_text=”Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso – artigo científico individual (Horas individuais)” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]

Professor(a): Orientador escolhido pelo aluno

Carga Horária: 5hs/a

Objetivo Geral:
Preparar  o aluno para produzir e publicar conhecimento sobre a Abordagem Gestáltica

Específicos:
Treinar a capacidade de elaboração teórico-prática do aluno sobre um caso clínico ou um tema de pesquisa.

Conteúdo programático:
Elaboração do Artigo Cientifico

Metodologia:
1. Orientação semanal do Artigo Cientifico do aluno
2. Apreciação da consistência e coerência teórica do tema
3. Indicação das correções a serem feitas
4. Sugestão de sub-temas articulados, se necessário
5. Complementação bibliográfica, se necessário.

Tipos de Avaliação:
Apresentação Final do Artigo a uma mesa de 3 ou 4 avaliadores, com vistas ao título de Especialista

[/dropdown_box]
[dropdown_box expand_text=”Seminário” show_more=”Abrir: ” show_less=”Fechar: ” start=”hide”]
Professor(a): Banca de Professores Convidados

Carga Horária: 30hs/a

Objetivo Geral:
Atribuir o titulo de Especialista Lato Sensu na Abordagem Gestáltica.

Específicos:
Verificar o nível de complexidade e de coerência na descrição do caso  clínico  ou do  tema pesquisado para com a Teoria Gestáltica
Avaliar o desempenho teórico-prático do aluno com vistas à atribuição da titulação de Especialista.

Conteúdo Programático:
Trabalho individual de cada aluno de acordo com a temática escolhida por ele.

Metodologia:
Exposição oral do Trabalho de Conclusão de Curso, com ou sem recursos tecnológicos, diante de Banca Examinadora composta no mínimo por três integrantes.

Tipos de Avaliação:
Conteúdo teórico da Introdução
Leitura do Caso Clínico de acordo com a teoria desenvolvida.
Apresentação oral do trabalho
[/dropdown_box]

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO = 480*

Atividades complementares:
150 Horas de atendimento terapêutico a pacientes encaminhados pelo ITGT;
100 Horas de terapia pessoal.

*Modificações na grade e carga horária, poderão ser feitas para melhor aproveitamento do curso.

Garanta sua vaga em um dos maiores e melhores institutos de Gestalt do Brasil!

Veja algumas vantagens de se Especializar aqui!

  • Curso reconhecido pelo MEC (convênio PUC-GO);
  • Professores Mestres e Doutores;
  • Biblioteca com grande parte dos livros indicados no Curso;
  • Um ano de consultório GRÁTIS;
  • Encaminhamento de clientes para prática clínica e inserção no mercado de trabalho durante e após o Curso;
  • Possibilidade de ganhos reais já no primeiro semestre do Curso;
  • Oportunidade de divulgação de sua produção acadêmica através de Revista cientifica própria do ITGT além de Encontros e Jornadas;
  • Instituição com mais de 30 anos no ramo do Ensino e da Psicoterapia, reconhecida nacional e internacionalmente;
  • Equipe interna de profissionais orientada para recepção e serviço de qualidade ao aluno e aos demais usuários.

Convidamos você a nos fazer uma visita e conhecer nossa sede própria. Este espaço foi especialmente construído para receber com todo carinho os interessados em aprofundar seus conhecimentos na teoria e prática clinica em Gestalt-terapia.

Seja muito bem vindo!

https://www.facebook.com/itgt.academico

Click aqui e tire suas dúvidas, envie-nos sua mensagem.

Duvida 3INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
ITGT-Rua 1.128 nº 165 Setor Marista / Goiânia-GO CEP: 74.175-130  / Fone: (62) 3941-9798 / WWW.ITGT.COM.BR