Escolarização online dos filhos na pandemia, um novo desafio na maternidade atual

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Resumo: O presente estudo configura uma pesquisa fenomenológica de cunho qualitativo fundamentada no método de Giorgi e Sousa (2010). O objetivo foi compreender a vivência de três mães que presenciaram a escolarização online do filho durante a pandemia. Foram levantados dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde sobre os cuidados com o novo coronavírus e as exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação para o novo formato de aula à distância. Sua fundamentação teórica foi norteada na psicologia escolar e evolutiva do desenvolvimento infantil no processo de aprendizagem e na compreensão sobre a importância da presença do professor em sala de aula; e também o arcabouço teórico da Gestalt-terapia, como um encorajamento para ir ao encontro do significado particular de cada mãe para essa nova experiência. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas que resultaram em três unidades de sentido: A presença do professor no processo de aprendizagem do aluno; mãe e a sua rede de apoio e capacidade de autossuporte. A partir da análise de dados, pôde-se concluir que houve uma perca no rendimento da criança com relação ao seu processo de aprendizagem e ser fundamental que a mãe tenha suporte para que consiga conciliar todos os seus papéis.

 

Palavras-chave: Pandemia; Maternidade; Gestalt-terapia; Educação online

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