[dropdown_box expand_text=”Resumo” show_more=”Mostrar” show_less=”Fechar” start=”hide”]
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender como o cliente vivencia o atendimento psicológico online. Devido à pandemia do novo coronavírus, os serviços online tornaram-se mais usuais e foi necessária uma adaptação à modalidade de atendimento virtual, sendo requisitados ajustamentos criativos tanto por parte do cliente quanto do Gestalt-terapeuta para que a terapia mantivesse sua eficácia, visto que nessa abordagem a relação dialógica tem destaque. Apesar de já ser uma possibilidade, durante a quarentena o número de atendimentos por meio dessa modalidade aumentou. Diante dessa nova realidade, selecionou-se três clientes que já estavam em processo terapêutico presencial desde janeiro de 2020 com psicoterapeutas da abordagem Gestalt-terapia em Goiânia. O primeiro participante permaneceu em psicoterapia com atendimento online; o segundo no início da pandemia continuou com as sessões via online, mas interrompeu-as por ser encontro virtual e o terceiro era um paciente que estava em psicoterapia presencial e não aderiu ao atendimento online, preferindo aguardar o retorno presencial mesmo tendo condições para realizar atendimento virtual. Identificou-se cinco unidades de sentido a partir do método fenomenológico: os recursos necessários para a sessão online; a adaptação e fatores externos associados a esse tipo de atendimento; a vivência do cliente com atividades online e a relação cliente-terapeuta. Todas foram analisadas tendo por base a teoria de campo de Kurt Lewin, o ajustamento criativo e o amor terapêutico descrito por Cardella.
Palavras-chave: Psicoterapia online; Covid-19; Gestalt-terapia ; Telepsicologia.
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