A criança com diagnóstico de TDAH sob a ótica da Gestalt-terapia

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Resumo: Toda a psicologia científica deve considerar as situações totais, ou seja, o estado da pessoa e do meio ambiente.  Essa relação entre pessoa e ambiente é estudada por meio da Teoria de Campo, uma das bases teóricas da Gestalt-Terapia. Assim, o presente trabalho tem como o objetivo fazer uma análise compreensiva das configurações do campo de uma criança com diagnóstico de TDAH, bem como ilustrar intervenções terapêuticas baseadas na Gestalt-Terapia que contribuíram para reconfigurar seu campo e promover ajustamentos criativos funcionais. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com uma criança de 10 anos com o diagnóstico de TDAH tendo como referencial teórico a Gestalt-Terapia. O estudo evidenciou a influência do campo nos comportamentos da criança utilizados como critérios diagnósticos de TDAH, demonstrou a reestruturação do campo e a modificação desses comportamentos por meio de intervenções baseadas na Gestalt-Terapia. Isso propiciou a criança encontrar outras possibilidades mais saudáveis de se relacionar. Concluiu-se que a pessoa é capaz de crescer e se desenvolver quando ela consegue de fato entrar em contato consigo, com o outro e com o mundo de modo a reconfigurar seu campo.

Palavras-chave: Gestalt-Terapia, Criança, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

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