TL-01/02: Encontro 2016

[tab: Resumo TL-01]
TL-1: NUTRIÇÃO PSICOLÓGICA E A BUSCA DO SENTIDO DE SI NAS RELAÇÕES AFETIVAS
Esp. Lívia Nayara Tomás Silva (GO) – CRP: 09/9794
Ms. Luiza Carolina Terra Colman (GO) – CRP: 09/6197

Resumo:
A nutrição psicológica é entendida como o provimento de alimentos afetivos indispensáveis para a formação da autoestima, do autoconceito e da estruturação do Eu. Para que ocorra de forma saudável, faz-se necessário cortar, rasgar e triturar as orientações e informações contidas nos padrões de socialização da cultura em que o homem vive e que, igualmente, orientam as formas de expressividade e reconhecimento do outro. Uma vez nutrido, o homem é capaz de expressar todo seu potencial enquanto humano e aprender a nutrir-se de maneira independente e criativa. Uma vez não nutrido, o homem vivencia dificuldades na auto-atualização das suas potencialidades, assim como limitações em desenvolver a capacidade própria de nutrição, tornando-se, muitas vezes, dependente do campo no qual se insere. A condição de dependência pode ser constantemente observada no contexto das relações afetivas amorosas, nas quais o indivíduo não nutrido busca satisfação das suas necessidades na presença do parceiro. Com frequência, a realização amorosa é, para essas pessoas, o grande sentido de sua existência, que muitas vezes os afasta da busca real deles mesmos, da possibilidade de dar significado a própria vida, além de adoecer a relação. Logo, o presente trabalho almeja apresentar, descrever e compreender a importância de vivenciar, na atualidade, uma nutrição psicológica pautada em si mesmo e no outro, de forma saudável, no que tange as relações afetivas. Nota-se que uma pessoa que alcançou um sentido de si, nutrindo-se, pode renunciar partes suas para encontrar-se com o outro de maneira autêntica e então, constituir um “nós”. Entretanto, antes que esse senso de si seja vivido, via nutrição psicológica benéfica, não haverá possibilidade de inaugurar este “nós” de maneira genuína. De tal modo, quando não há sentido de si em uma relação afetiva, o fruto do encontro é um “ninguém”, havendo apenas uma confluência ou separação. Portanto, a experiência amorosa, revelada nas relações de intimidade, é uma forma de conquista e desalojamento de si mesmo em direção ao outro, bem como uma renuncia de aspectos próprios a caminho de um destino compartilhado. Observa-se deste modo, a importância de se conhecer o processo de nutrição psicológica e seus bloqueios como forma de auxiliar as pessoas na busca de si mesmas e na possibilidade de construir relacionamentos amorosos saudáveis.

Palavras-Chaves: Nutrição Psicológica, Busca de Sentido, Relações Afetivas.

Livia Nayara TomásAutor: 
Lívia Nayara Tomás Silva (GO)

Mini-Currículo: 
Lívia Nayara Tomás Silva (GO): Psicóloga, Psicoterapeuta e Especializanda em Gestalt-terapia no Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia.

 

Categoria: Tema Livre

Público-Alvo: 1º Período em diante

Co-Autor 1: Luiza Carolina Terra Colman (GO)
Mini-Curriculo 1: Luiza Carolina Terra Colman (GO): Especialista em Gestalt-terapia, Mestre em Psicologia da Saúde e Professora de Psicologia da Universidade Estácio de Sá de Goiás.

[tab: Resumo TL-02]
TL-2: A MULHER CONTEMPORÂNEA EM SEUS DIVERSOS PAPÉIS
Ac. Mirelle da Silva Ferreira (GO)
Ac. Gerusia Marcelino de Moura (GO)
Ac. Lorena Rosa Quiles de Oliveira (GO)
Drª Virginia E. Suassuna Martins Costa (GO) – CRP:09/39

Resumo:
A mulher do século XXI é caracterizada pelo seu novo estilo de vida e pela conquista cada vez mais clara de seu espaço na sociedade, fato que ocasionou à mulher contemporânea acrescentar novas posições no mercado de trabalho anteriormente ocupado primordialmente por homens. Ao desempenhar diversos papéis, seja como esposa, mãe, profissional, dentre outros, as mulheres acabaram assumindo posições de destaque no mercado de trabalho e também adquirindo mérito social. Observa-se a existência de dois momentos ao que se refere à dinâmica familiar: ao modelo e ao modelo atual. O modelo antigo consiste em um homem encarregado de ser o provedor do sustento e de uma mulher como esposa e cuidadora do lar, responsável pelo serviço doméstico e no modelo atual houve uma flexibilização das barreiras que dividiam os tipos de tarefas entre masculino e feminino, criando assim novas oportunidades de papéis para ambos os sexos. Para tanto é necessário entender melhor que esta reviravolta no comportamento dos indivíduos do sexo feminino, ocasionou em maior credibilidade e autonomia às mulheres, fazendo com que a aquisição de novas funções ao seu estilo de vida não só agregasse mais valor ao ser mulher como também permitisse a quebra de velhos paradigmas, fato que instigou a percepção do modo como ela (mulher do século XXI), sente-se vivenciando sua multiplicidade de funções na busca de uma identidade que faça sentido ao ser mulher. A pesquisa fenomenológica é o recurso apropriado para ir ao encontro do fenômeno, buscando compreender genuinamente a partir dos princípios filosóficos do existencialismo as maneiras de existir da mulher que escolheu os paradigmas do modelo atual como estilo de vida. Realizou se a pesquisa com quatro mulheres seguindo-se rigorosamente os critérios de inclusão/exclusão. E como método de análise de dados utilizou-se os quatro passos de Giorge que lida com as descrições de depoimentos sobre as experiências vividas em relação a um determinado fenômeno segundo quatro passos. A análise em questão possibilitou encontrar o fenômeno pesquisado vivenciando a realidade das participantes, bem como adquirir maior conhecimento de como se realizar uma pesquisa fenomenológica.

Palavras-Chaves: Pesquisa fenomenológica; mulher contemporânea; Identidade

Autor: 
Mirelle da Silva Ferreira (GO)

Mini-Currículo:
Mirelle da Silva Ferreira (GO): Acadêmica do 4º período de graduação do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Atualmente monitora da disciplina Matrizes do Pensamento II: Humanismo, Fenomenologia e Gestalt, ministrada pela professora Dra. Virgínia E. Suassuna Martins Costa, iniciado em 2016/1. Contato: (62) 8205-0004 e-mail: [email protected]

Categoria: Mini-Curso

Público-Alvo: 1º Período em diante

Co-Autor 1: Gerusia Marcelino de Moura (GO)
Mini-Curriculo 1: Gerusia Marcelino de Moura (GO): Acadêmica do 6º período de psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), foi acadêmica participante do Projeto Saber Cuidar, sobre supervisão do Professor Ms. Alexandre Herênio Castelo Branco: o processo de mediação na clínica entre pais e filhos. Foi estagiária voluntária no Centro de Valorização para Meninas e Meninos (Cecom), sobre supervisão da Professora Ms. Florença Ávilla O. Costa: Um olhar histórico-Cultural de Lev Vigotsky e a perspectiva histórico dialético. Atualmente monitora da disciplina Matrizes do Pensamento Psicológico II: Humanismo, Fenomenologia e Gestalt, ministrada pela professora Dra. Virginia E. Suassuna Martins Costa, iniciado em 2016/1. Cursou como aluna extraordinária do Mestrado a disciplina de processos psicossociais. Participa de atividades relacionadas às diversas áreas da psicologia e áreas afins. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdades e Colégio Aphonsiano. Contato: (62) 9972-9070 [email protected]

Co-Autor 2: Virginia E. Suassuna Martins Costa (GO)
Mini-Curriculo 2: Virginia E. Suassuna Martins Costa (GO): Psicóloga clínica, Gestalt-terapeuta de crianças, adolescentes, adulto, casal e grupo. Cursos avançados em Gestalt-terapia pelo Gestalt Therapy Institute of Los Angeles, em san Diego e no Canadá. Doutora em Ciências da Saúde pela UnB/UFG, Mestre em Educação, Professora-Adjunta do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Go). Fundadora, Professora e supervisora do Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia (ITGT). Membro do Conselho consultivoPhenomenological Studies. Revista da Abordagem Gestática. Autora de artigos e de capítulos de livros.Pesquidadora do CNPq. Fundadora do Instituto Suassuna.

Co-Autor 3: Lorena Rosa Quiles de Oliveira (GO)
Mini-Curriculo 3: Lorena Rosa Quiles de Oliveira (GO): Acadêmica do 5° período de psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Participou como monitora (2015/2) da disciplina Matrizes do Pensamento Psicológico II: Humanismo, Fenomenologia e Gestalt, ministrado pela professora Dra. Virginia E. Suassuma Martins Costa. Atualmente monitora desde 2015/1 da disciplina Psicologia Geral Experimental II, ministrada pelo professor Antônio Carlos Godinho. Foi acadêmica bolsista de iniciação cientifica Prolicen/UFG/FL na pesquisa CRIARCONTEXTO: a mediação em processos de leitura e escrita 2014 a 2015 com supervisão da Professora Dra. Eliane Marquez da Fonseca. Foi estagiaria voluntária (2015/1) de o Programa Aprender a Pensar (PAP/ Pris/ PUC-Goiás) sobre supervisão da Professora Dra. Débora Diva e atualmente estagiaria bolsista desde 2016 (PAP/ Pris/ PUC-Goiás). Participa de atividades relacionadas às diversas áreas da psicologia e áreas afins. Contato: (62) 93491860 [email protected]