MC-09: Encontro 2016

MC-09: UM OLHAR GESTÁLTICO PARA ADIÇÕES: CONEXÕES E DESCONEXÕES
Drª Selma Ciornai (SP) – CRP 06/55380-3

Resumo:
Adições, vícios, são padrões repetitivos de funcionamento, gestalts cristalizadas que nos impedem de buscar caminhos mais satisfatórios em nossas vidas . Frente a stress, fortes emoções, situações aflitivas, solidão, sentimentos de desamparo, angustias etc,  recorremos à formulas conhecidas, habituais e frequentemente disfuncionais  de alívio e conforto. Drogas diversas (álcool, cigarro, doces, etc) ,  jogo, relações virtuais, relações  confluentes etc são  alguns dos hábitos recorrentes que trazem as marcas tanto do excesso como da evitação , impedindo um florescimento mais pleno e saudável  de nossas existências. Este mini curso tem por objetivo favorecer uma compreensão mais ampla  destes fenômenos a partir de relatos de pesquisas , reflexões compartilhadas e um pequeno experimento. Focalizaremos os recursos de conexão e desconexão que   criamos para nos conectar ou desconectar conosco mesmos, os outros e o mundo ao nosso redor e  ampliando nossa awareness sobre estes  funcionamentos,   consideraremos  possibilidades  de  manejo clínico nestes quadros.

Palavras-Chaves: adição, vício,   auto regulação organismica ,  ajustamento  disfuncional,  contato,  conexão, desconexão.

Categoria: Mini-Curso

Público-Alvo: 7ª período em diante

Autor: 
Drª Selma Ciornai (SP)

Selma Cionai.gif
Mini-Currículo: 
Drª Selma Ciornai (SP)Graduação em Sociologia/Antropologia e Artes Criativas pela Univ. de Haifa (1975) e em Psicologia (validação USP 1997) ; Mestrado em Arteterapia – California State University (1980); Doutorado em Psicologia Clínica – Saybrook University, EUA (1996)- título validado pela USP em 2001. Fundadora (1989), docente e coordenadora acadêmica do Deptº de Arteterapia do Inst. Sedes Sapientiae e do Curso de Especialização em Arteterapia do Inst. da Família de Porto Alegre (2000). Fundadora, ex-coordenadora e docente do Inst. Gestalt de São Paulo (2000), docente do curso de Especialização em Gestalt terapia do Inst. Sedes Sapientiae de 1984 a 1994. Pioneira da Arteterapia Gestáltica no Brasil, membro credenciado da AATA (Ass. Americana de Arteterapia), membro honorário da SPAT (Soc. Portuguesa de Arteterapia) e da UBAAT (União Bras. de Associações de Arteterapia). Membro do Conselho Diretor da ABRAP Associação Brasileira de Psicoterapia na gestão 2012-2013, integrando sua Comissão Científica. Membro da AAGT (Association for the Development of Gestalt Therapy). Psicoterapeuta, atua principalmente nas áreas de: psicoterapia, gestalt-terapia, arteterapia, criatividade e saúde, terapia de grupo, supervisão clínica, mulheres, mitologia pessoal e cultural, psicoterapia e contemporaneidade, terapia comunitária e aportes dos novos paradigmas de campo das ciências às psicoterapias. É autora de vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de Gestalt terapia e Arteterapia, autora do livro "Da contracultura à Menopausa: Vivências e Mitos da Passagem" e organizadora e co-autora dos 3 livros da série " Percursos em Arteterapia." Atuou como consultora, apresentadora e revisora de tradução da editora Summus nas áreas de Arteterapia e Gestalt -terapia. Palestrante convidada em vários congressos nacionais e internacionais, em 1998 representou a América do Sul no congresso da AAGT Voices of Three Continents, e em 2006, no IX Congresso Internacional de Gestalt terapia, México. Tem participado também, como professora convidada em institutos de Gestalt terapia e Arteterapia em vários estados brasileiros e nos seguintes países latinos: Chile, Argentina, Uruguay, Portugal, Espanha, Itália e França.