História do ITGT

Em 1987, as Professoras Marisete Malaguth Mendonça e Virginia Suassuna Martins Costa montaram um Grupo de Estudos em Gestalt-terapia em Goiânia, para o qual contrataram o professor e filósofo Pablo Valadares Diez, para iniciar os alunos nos referenciais filosóficos da Gestalt.

Quase três anos mais tarde, em 17 de setembro de 1989, a instituição foi fundada pelas duas professoras e registrada como Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia – ITGT- nome cunhado pela professora Marisete. Elas são suas atuais diretoras-presidentes e continuam dando vida a este Instituto, na sua atuação Acadêmica e Administrativa.

Ao assumir-se como entidade de treinamento em Gestalt, o ITGT contou com o apoio que jamais poderá ser exagerado, do psicólogo e filósofo Ari Rehfeld, que cedeu à recém-criada entidade o conteúdo programático do Sedes Sapientiae de São Paulo. Posteriormente, outros profissionais de renome foram chamados e contribuíram para o crescimento e sedimentação teórica do Curso, como Jean Clark Juliano, Lílian Meyer Frazão, Selma Ciornai, Miriam Bove Fernandes e Jorge Ponciano Ribeiro, sem falar na presença constante do Ari Rehfeld.

Voltado para seus objetivos primordiais, o ensino e o atendimento clínico à população, o ITGT tem buscado cumprir, assim, a tarefa ética de devolução social do conhecimento. Para isso, conta com uma competente equipe de terapeutas formada no Instituto que atende em torno de 300 pessoas por semana.

Seu quadro de professores além das duas fundadoras, é formado pelos mais capacitados ex-alunos como Celana Cardoso Andrade, Marta Carmo, Neiruelk Norberto de Souza, Sandra Albernaz L. M. Saddi e Danilo Suassuna. Consta ainda de nosso quadro, nome de respeito em âmbito nacional prof. Rodolfo Petrelli. Professores de outras abordagens também são convidados, quando sua disciplina contribui de forma complementar com a formação dos alunos, como o prof. Flávio da Silva Borges e profª Fabiana Vieira Gauy, especialistas respectivamente em Metodologia do Trabalho Científico e Psicopatologia.

O ITGT teve sua primeira sede na Alameda Botafogo nº 235, Setor Central, onde os alunos podiam contar com um pequeno local próprio para os encontros e aulas regulares. Este recanto nos abrigou e motivou nossos ideais por dois anos, onde estudava a nossa primeira turma de Especialização em Gestalt-terapia.

 

  Al. Botafogo nº 235, Setor Central

As atividades antes concentradas em pequenos grupos e alguns atendimentos agora ganhavam novos membros, consolidando-se cada vez mais o Curso de Especialização. Com o crescimento desse curso, já não podíamos permanecer no mesmo local.

Com grande alegria organizamos nossa transferência para um local mais amplo e aconchegante. Foi então que passamos com entusiasmo e até com festa de inauguração para a nossa segunda sede na Rua Nove nº 620 Setor Central. Foi aqui, em 1995, que organizamos o I Encontro Goiano de Gestalt-terapia, que vem se repetindo com grande sucesso anualmente desde então.

 

 

   Rua Nove nº 620 Setor Central

Neste espaço podemos nos acomodar com mais conforto. Assim durante quatro anos trabalhamos com determinação e formamos três turmas de Especialização em Gestalt.

Passamos então da Rua 9, para a Rua 103, nº 338 no Setor Sul. Nesse endereço tivemos grandes alegrias como a Chancela do Curso de Especialização pela PUC-GO em 2001, e a ampliação do Encontro Goiano de Gestalt que passa a prestigiar também a Fenomenologia do Centro Oeste.

 

 

 

  Rua 103, nº 338 no Setor Sul

No entanto, a mudança que mais esperávamos, nos chega em 30 de junho de 2007. Neste sábado ensolarado e com o constante apoio de nossos dedicados funcionários, nos transferimos para nossa SEDE PRÓPRIA, na Rua 1.128 nº 165, Setor Marista, onde nos encontramos até o presente.

Esta casa foi especialmente construída para nos abrigar e podermos receber você com toda comodidade e carinho!

Venha nos visitar!!

Seja bem vindo!