Encerramento Encontro 2016

[tab: Profª Marisete Malaguth]

Profª. Marisete Malaguth Mendonça (GO) – CRP: 09/06

Resumo:

Palavras Chaves:

profmariseteMini-Currículo:
Profª. Marisete Malaguth Mendonça (GO): Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É especialista na Abordagem Gestáltica e no Psicodiagnóstico de Rorschach. Professora por 33 anos dessa disciplina, e também de Fenomenologia e Gestalt, Psicopatologia Social e de Pensamento Dialógico em Psicoterapia. É Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/GO. Há 23 anos é Professora, Supervisora Clínica, Diretora Acadêmica e Supervisora de Textos do Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia – ITGT. Possui artigos publicados em Revistas da Abordagem Gestáltica. É Orientadora de várias pesquisas clínicas na Abordagem. No momento, vem pesquisando e escrevendo sobre o Significado do Sintoma e critérios Diagnósticos na Gestalt, tema que lhe vem pondo a descoberto a importância do não dito na Psicoterapia

 

[tab: Drª Claudia Lins]

Drª Claudia Lins Cardoso (MG) – CRP: 04/12930

Resumo:
O presente trabalho pretende apresentar algumas considerações e reflexões acerca da concepção de identidade à luz das referências filosóficas e teóricas da abordagem gestáltica, tais como: existencialismo, fenomenologia, campo, temporalidade, contato, self, encontro e diálogo. A perspectiva de identidade assumida parte do princípio de que ela deve ser compreendida a partir da concepção do homem como um ser-no-mundo em um constante vir-a-ser e, por isso mesmo, com uma característica paradoxal que inclui tanto o aspecto da permanência quanto o da abertura ao novo.

Palavras Chaves: identidade; campo; contato

Claudia LinsMini-Currículo:
Drª Claudia Lins Cardoso (MG): Doutora em Psicologia Clínica; Mestre em Psicologia Social; Professora Adjunta do Departamento de Psicologia – FAFICH/UFMG; Gestalt-terapeuta; Supervisora; ex-tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde.